quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Coletivo Cariacica Underground Inicia Parceria com Secretaria de Cultura

Coletivo Cariacica Underground:
na Rua

Representantes do coletivo Cariacica Underground: Alex Siqueira, Marcelo Silles, Tiago Santos, Jack Zoopatia, Paulo Henrique Linguiça, Múmia, Erildo Denadai (secretário de cultura) e Samara Segades.

No último dia 26 de outubro de 2017, numa quinta-feira, o coletivo Cariacica Underground foi recebido pelo Secretário de Cultura do município, Erildo Denadai, para uma apresentação formal e propostas de parceria para fortalecer a cena underground local.

Um dos objetivos da reunião foi de uma associação entre as entidades para executar o projeto "Underground na Rua", idealizado pelo grupo e que propõe a circulação de um modelo de intervenção cultural em conjunto com as comunidades locais.

Membros do coletivo Cariacica Underground em reunião na praça da Avenida Jerusalém: Jack Zoopatia, Paulo Henrique Linguiça, Tiago Santos, Emerson da Silva e Samara Segades. Degustação de cerveja e um ótimo bate-papo com avanços significativos na organização do coletivo.

O projeto prevê a exibição de grupos musicais, teatro, oficinas, cineclubismo, feira de trocas, feira de vinis, feira de alimentos, apresentação da cultura hip hop, skate e bike, dentre outras manifestações da cultura underground.

A proposta também contém a intenção de promover os talentos artísticos residentes nos bairros visitados. Por isso a atuação das associações de artistas e de bairros será fortemente incentivada a partir de encontros com a organização do projeto.

O resultado da reunião foi excelente. Dentre as propostas do coletivo, está a solicitação de uso de um espaço dentro do Centro Cultural Frei Civitella, exclusivo para representantes da cena underground, que serviria de base de apoio para realização de encontros, reuniões e apresentações musicais e exposição da arte contemporânea underground. Além disso, foi solicitado que o local possa abrigar instrumentos musicais e caixas de som para a realização de ensaios de bandas e grupos e também de teatro e rap.

As intervenções vão seguir um calendário que prevê sua circulação nas praças dos bairros Oriente, Nova Brasília, Rosa da Penha, Itacibá, Jardim América, Campo Grande, São Geraldo, Itaquari, Vila Palestina e outros que ainda serão indicados.

De acordo com o coletivo, a ocupação de espaços públicos por movimentos sociais da comunidade é uma realidade há muito praticada e que o underground cariaciquense deve incrementar.

Segundo Jack Zoopatia, essa relação com o poder público é obrigatória pois o underground possui várias faces. "Uma face é da rua e de protesto e contestação, mas também há uma face de contato com outros seguimentos da sociedade", diz.

De acordo com Paulo Henrique Linguiça, desde o início dos anos 90, os militantes da cena buscaram novos nichos para suas manifestações políticas, sociais e de contracultura. "Nos juntamos a movimentos sociais e não nos separamos dele. Hoje, temos que realizar esse diálogo e ocupar um espaço que nos pertence", completa.


Acima, Paulo Henrique Linguiça em conferência que aconteceu em 31 de outubro de 2017, sobre o underground, na Biblioteca Pública Madeira de Freitas, onde falou das curiosidades do rock e da cena underground no Estado e em Cariacica. Paulo Henrique Linguiça é o principal representante da Internacional Anarco Punk (IAP) no Espírito Santo e um dos interlocutores e articuladores do movimento no Brasil.

O coletivo Cariacica Underground é formado principalmente por representantes da cena cariaciquense e está aberto à participação de todos que quiserem fortalecer o movimento. Dentre os membros, alguns se mantém em atividade desde o final da década de 80.

As Palhetadas são do rock e o underground está nas ruas.

Do seu editor de sempre, nos encontramos na cena!


2 comentários:

As Palhetadas agradecem!